ASSOCIAÇÃO HORTOLANDENSE DE JUDÔ 
Criar uma Loja Virtual Grátis
HISTORIA DO JUDÔ EM HORTOLÂNDIA
HISTORIA DO JUDÔ EM HORTOLÂNDIA


                                                  Histórico do JUDÔ  em Hortolândia

                                                         

As atividades desta modalidade iniciaram-se em 16 de Outubro de 1994, na Academia Municipal de Hortolândia na rua José Agostinho nº 105 , Jardim Santana. As aulas eram ministradas em três períodos com os Professores: Reinaldo Naia Cavazani, Sergio Matos do Nascimento e Carlos Regis sendo os dois primeiros formados em Educação Física e todos faixas pretas 2º e 1º   Dans respectivamente. As inscrições de alunos surpreenderam à todos, foram mais de 400 no início.Com o passar do tempo os professores foram organizando e participando de atividades como competições, festivais, desfiles  e festas dentro  e fora do  município  para popularizar o esporte no município e representá-lo de maneira honrosa e organizada.

Com o passar dos primeiros meses,  foi possível realizar a primeira cerimônia de promoção de faixa no município de Hortolândia em  10 de Dezembro de 1994 com a presença de 380 alunos, posteriormente, a primeira competição interna de Judô no dia 18 de Dezembro de 1994, e, com a participação de 320 judócas.

Após a realização do Projeto Férias no mês de Janeiro, reiniciaram as atividades das escolinhas de esportes em fevereiro de 1995, neste ano o Judô municipal começou a fazer sua história como Academia com uma participação marcante em festivais realizados em vários municípios da região.

A Guarda Municipal, participou dos treinamentos de Judô, condicionamento físico e defesa pessoal, ministrados pelos professores acima citados. A G.M. participou de cursos com duração de  dois meses, onde todos conseguiram ótimos desempenhos nas modalidades: defesa de material perfurante e cortante, defesa de bastão, defesa de socos, chutes e agarramentos, todos com saídas para contra-ataque e domínio do oponente. As turmas foram formadas por 40 homes e 20 mulheres e receberam seus certificados no dia 05 de Fevereiro de 1995, sendo que este curso se repetiu em Novembro de 1995.

 Em 1996, iniciou-se uma nova fase do Judô Municipal, com a criação da Associação Hortolandense de Judô no dia 19 de maio de 1996. O objetivo da Associação é de amparar e dar condições ao aluno das escolinhas de Judô em participação nos treinamentos, competições e cursos de aperfeiçoamento profissional. Este amparo  é  feito quando  possível enviando-o à competições, patrocinando-o em cursos, transporte, materiais esportivos e outros. Neste ano conseguimos nossos primeiros Troféus em eventos de grande porte, onde a participação de nossos atletas foi considerada  excelente por nós professores,  pois nossa escola de Judô Municipal tinha apenas  um ano e meio de existência e se consagrou à frente de academias com mais de 15 anos de prática. Como aconteceu em 03 de  março de 1996 em Araras e entre os 720 atletas participantes de 19 cidades nossa Associação ficou em 3º lugar . E no dia 31 do mesmo mês em outro evento regional na cidade de Rio Claro com 11 atletas participantes,  conseguimos para a nossa cidade: 2 medalhas de ouro, 3 de prata e 3 de bronze. Nos Jogos Regionais de Araras de 1996, o Judô ficou entre as quatro melhores cidades da região, com a atleta Adriana Cristina da Silva na categoria  pesado novidade para o Município.

A Associação Hortolandense de Judô e composta pelos seguintes membros:

Presidente: Reinaldo Naia Cavazani,    Vice Presidente: Sergio Matos do Nascimento

1º Secretária: Antonia Poli de Arruda,   2º Secretário: Marcelo de Arruda

Tesoureiro: Valdir Della Barba

Conselho Fiscal: Magali Ap. Della Barba, Lucia I. Kido, Luiz I. Kido, Kleber R. Della Barba.

No ano de 1997 o Judô foi o esporte que trouxe mais medalhas para o nosso município,  apesar das mudanças ocorridas de local de treinamento, foram 606 medalhas , mas podemos citar os principais eventos realizados como: Treino Olímpico de Judô com o Judoca Campeão Olímpico Rogério Sampáio, com a participação de mais de 600 atletas do município e região, nossa  atleta Rosa Maria de Oliveira ficou entre as  seis melhores do estado de São Paulo, Juliana Godoy de Sá e Érica Cristina Santos Ferreira na cidade de Bastos obtendo a 8ª e 10 ª classificação no Campeonato Paulista de Judô (1997). Distribuição de 200 saquinhos de doces em comemoração dos dias das crianças (97 / 98)  e de 200 Panetones em comemoração do Natal do Judô( 97/ 98 ).

No ano de 1998, o Judô segue seu caminho brilhando em participações e conquistas, em fevereiro de 1998 a Associação Hortolandense de Judô passa a ser Utilidade Pública Municipal, ampliando seu atendimento na área social, 06 judocas são  assistidas por  academias  de musculação e escolas de informática.

Em Julho de 1998 , nos Jogos Regionais de Santa Barbara d’Oeste, o Judô conquista a 1ª medalha em Jogos Regionais para o município de Hortolândia , fato inédito no meio esportivo municipal, entrando assim para a história de nosso município a atleta Andrea  de Araujo que conquistou a medalha de bronze para o nosso município.

Em Outubro de  1998,  no bairro do Jardim Amanda na escola CAIC, iniciou-se um novo local de treinamento com o Professor Sergio Matos do Nascimento atendendo cerca de 150 alunos em um local precário mas com muita dedicação e força de vontade de todos estamos superando as dificuldades e colhendo novos frutos que estão surgindo e assim,  continuar levando o nome de nosso município nos Pódiuns de toda região.

Segue abaixo, a relação dos primeiros alunos  federados  à Federação Paulista de Judô pela Associação Hortolandense de Judô, obtendo excelentes resultados nas fases regionais, sendo que,  alguns participaram da etapa  final do Campeonato Paulista de Judô, estando assim, entre os 16 melhores atletas do Estado de São Paulo :

Feminino: Juliana Nakamura Neves, Mariana Nakamura Neves,  Keila Santos Nogueira, Juliana Godoy de Sá, Érica Cristina Santos Ferreira, Marcela  Juliani, Juliana Batista da Rocha e Andreia de Araújo Silva.

Masculino: Wuanderson de Jesus, Wellington de Jesus, Israel Nakamura Neves e Alex da Silva Santos, Maycon Della Barba e Bruno Keite Kido

Esperamos que este simples relatório de um breve histórico da nossa modalidade, consiga demonstrar  a importância, o carinho e a seriedade de nosso trabalho para com nossos alunos e a cidade de Hortolândia.

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese



ONLINE
1





 

                                                               

 

Adm. DANIEL S. GOMES